Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Dicas | Gerenciamento do Google Drive

 

Drive - Listar arquivos grandes

Acesse o Drive com a conta desejada e clique em Armazenamento, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678452372242.png

Serão listados os arquivos ordenados do maior para o menor. Detalhe importante: o Drive considera como seus arquivos aqueles dos quais você é o proprietário, mesmo que o arquivo não esteja na sua estrutura de pastas em Meu Drive.

Drive - Excluir arquivos e pastas

A exclusão de arquivos e pastas no Drive pode ser feita simplesmente selecionando e deletando o arquivo ou pasta em questão, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678452392870.png

Drive - Limpar a lixeira para efetivamente liberar o espaço

Da mesma forma que no Gmail, o Drive também precisa que seja limpa a lixeira para efetivamente liberar o espaço, visto que os arquivos excluídos permanecem lá por 30 dias.

Para fazer isso basta clicar em Lixeira e depois em Esvaziar a lixeira agora, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678452418098.png

Drive - Transferir a propriedade de um arquivo

Outra forma de liberar espaço na conta é Transferir a propriedade, passando o arquivo para seu real dono, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678452429824.png

Desta forma o arquivo passa a pertencer a outra conta (ou seu real dono neste caso), liberando o espaço ocupado por este arquivo. Importante que esta ação deve ser realizada apenas se tiver certeza que o arquivo pertence à conta para qual será transferida a propriedade, pois depois disso perde-se algumas funcionalidades em relação àquele arquivo, ou até mesmo o acesso a ele.

Outro ponto importante, é que a transferência de propriedade do arquivo só funciona se ele for transferido para outra conta @ifsertao-pe.edu.br ou @aluno.ifsertao-pe.edu.br, ou seja, dentro do domínio do IFSertãoPE.
 

Referência: