Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Dicas | Gerenciamento do Gmail

 

Gmail - Listar e-mails com anexos grandes

Acesse o Gmail com a conta desejada e clique em Todos os e-mails, após isso digite na caixa de pesquisa: larger_than:10mb e pressione ENTER no seu teclado, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678450200367.png

Ao realizar essa busca, serão listados todos os e-mails com um tamanho maior que 10 MB. Para pesquisar por e-mails maiores, basta mudar o parâmetro da pesquisa aumentando o número do tamanho, como por exemplo, larger_than:20mb.

Gmail - Listar e-mails antigos

Acesse o Gmail com a conta desejada e clique em Todos os e-mails, logo após digite na caixa de pesquisa: older_than:3y e pressione ENTER no seu teclado, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678450226442.png

Essa busca exibirá todos os e-mails com um tempo de conversa maior que 3 anos. Para pesquisar por e-mails mais antigos, basta mudar o parâmetro da pesquisa aumentando o número do tempo, como por exemplo, older_than:4y.

Gmail - Excluir e-mails individualmente

A exclusão de e-mails é bem fácil. Uma das formas é selecionar individualmente o e-mail que deseja remover e deletá-lo usando o botão com ícone de lixeira, como mostra a imagem abaixo:

image-1678450314770.png

Gmail - Excluir e-mails em massa

Também é possível excluir múltiplos e-mails de uma só vez, método geralmente usado após uma pesquisa e retornado os e-mails que se quer deletar. Utilizando a caixa de seleção geral na barra de ícones, este recurso seleciona todos os e-mails listados na página como mostrado na imagem abaixo:

gmail_selecao_geral.png

Esta ação irá selecionar todos os e-mails listados nesta página apenas, ou seja, os primeiros 50 listados, e não todos os retornados pela pesquisa. Também pode-se usar os critérios de seleção (Lidos, Não Lidos, Importante e etc.) clicando na seta ao lado da caixa de seleção geral como mostrado na imagem acima.

Caso deseje excluir TODOS os e-mails retornados na busca, não apenas os exibidos na primeira página, utilize o botão Selecionar todas as conversas que correspondem a esta pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:

image-1678906774249.png

Com esta ação, serão selecionados TODOS os e-mails retornados pela pesquisa. Portanto, tenha muito cuidado ao excluir os e-mails desta forma, pois ao clicar em Excluir, serão deletados os e-mails listados na página do Gmail e também nas demais páginas que seguem o resultado da pesquisa efetuada.

Gmail - Limpar a lixeira para efetivamente liberar espaço

Quando excluídos, os e-mails são movidos para a Lixeira, onde permanecem por 30 dias até serem removidos permanentemente de forma automática.

Caso seja necessário, é possível fazer uma limpeza manual da lixeira, permitindo a liberação do espaço de forma imediata. Para isso basta clicar em Lixeira e depois em Esvaziar a lixeira agora, como mostrado na imagem abaixo:

Gmail - Limpar a caixa de Spam para liberar espaço

Similar à Lixeira, há também a caixa de Spam cujos e-mails com mais de 30 dias são removidos automaticamente pelo Gmail, mas que permite realizar uma limpeza manual. Para isso basta clicar em Spam e depois em Excluir todas as mensagens de spam agora.

Detalhe: ao excluir mensagens da caixa de Spam, estas não irão para a Lixeira, mas serão excluídas definitivamente, liberando o espaço também de forma imediata.

 

Referência: