Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Evitar Clonagem/Roubo de Conta WhatsApp

 

image-1615733733880.png

 

COMO FUNCIONA GOLPE DA CLONAGEM

Ao instalar o WhatsApp em qualquer Smartphone, na hora de ativar ele vai perguntar qual o número da sua linha. Você entra com o seu número e automaticamente é disparado um SMS com um código de 6 dígitos, se o chip da linha estiver no celular, o WhatsApp tem capacidade de ler esse SMS e ativar de forma automática. Você está apto para utilizar o WhatsApp. Esse é o procedimento para ativação de um usuário legitimo.

Já os golpistas não estão com o seu chip no celular, para executar esse procedimento. O golpista cadastra indevidamente o número de telefone do usuário em um outro dispositivo e, após esse processo, um SMS contendo um código de liberação de acesso é enviado ao celular da vítima. É aí que o bandido usa da criatividade para induzir a vítima a fornecer esse código ao golpista, que em seguida rouba sua conta e bloqueia o seu acesso ao WhatsApp.

Abaixo segue os tipos de mensagem que você pode receber:

“Olha só para confirmar aqui o cadastro vamos enviar um SMS para você, basta passar o código que chegar aí no SMS e pronto, você estará cadastrado.”

Olá Usuário (a). Devido ao grande número de reclamações referênte ao seu número de contato. Estaremos enviando um SMS, para verificação. Nos confirme o código recebido em seu smartphone.

Depois de você falar o código que recebeu, pronto, no outro lado o golpista está gravando a conversa e está com seu WhatsApp ativo lá.

OBJETIVO

São vários mas o principal é pedir dinheiro para os contatos em nome da vítima.

COMO EVITAR A CLONAGEM DO SEU WHATSAPP

Nunca compartilhe seu código de confirmação do WhatsApp recebido por SMS com outras pessoas, nem mesmo com amigos ou familiares. Caso você tenha compartilhado seu código e perdeu o acesso à sua conta do WhatsApp, siga as instruções abaixo para recuperá-la.

Se você suspeita que outra pessoa está utilizando sua conta do WhatsApp, notifique seus familiares e amigos, pois essa pessoa pode tentar se passar por você em conversas individuais e em grupos.

Para evitar isso, tenha a autenticação em duas etapas ativada.  Assim, se alguém tentar clonar seu WhatsApp, você receberá um alerta de acesso indevido em outro dispositivo.

Para ativar, abra as configurações do WhatsApp, selecione “Conta”, depois “Verificação em duas etapas”, e toque em “Ativar”. Em seguida, você precisará definir uma senha de seis dígitos para proteger sua conta. Evite números sequenciais e datas de aniversário para dificultar o trabalho de invasores.

image-1615733279717.png

Passo a passo de como ativar a autenticação em duas etapas do WhatsApp. (Imagem: Mateus Mognon/Mundo Conectado)

Essa funcionalidade adiciona uma camada extra de segurança ao seu aplicativo, exigindo uma senha de seis dígitos toda vez que o seu WhatsApp for acessado de outro dispositivo.

RECUPERAÇÃO DE CONTA ROUBADA

Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme-o com o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Saiba como confirmar seu número no Android ou iPhone.

                                         

                                Fonte: Canal do WhatsApp no Youtube

Assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Fontes: