Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Introdução

O serviço ICPedu (Certificado Corporativo da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa) oferecido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) provê segurança e confiabilidade no acesso aos serviços de TIC de suas Instituições membro. Através da emissão de certificados digitais do tipo SSL (Secure Socket Layer) o serviço garante autenticidade na comunicação cliente-instituição através da web, fortalecendo a confiança dos usuários, que têm a garantia de estar acessando serviços de uma Instituição idônea.

A solicitação, configuração e administração dos certificados é de responsabilidade da Instituição requerente, que deve, a princípio, gerar uma Requisição de Certificado e uma Chave Privada, para que então a certificação possa ser registrada junto a RNP. A Instituição deve então instalar o certificado validado pela Rede Nacional de Pesquisa em seus servidores. Com isso, os usuários então passarão a acessar os serviços em um ambiente criptografado e certificado.

A Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano atua como intermediadora no registro dos certificados junto a RNP. Logo, os Campi devem solicitar a Reitoria o registro dos seus certificados. Para tanto, esse documento apresenta os passos a serem seguidos.

Mais informações podem ser obtidas na wiki do projeto ICPEdu em https://wiki.rnp.br/display/GI.