Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Manual de Utilização

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação está promovendo o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições usuárias do Portal, por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O acesso remoto via CAFe é possível quando a instituição participa da Comunidade Acadêmica Federada, serviço mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê facilidades de autenticação e troca de informações.

A seguir encontram-se orientações e procedimentos para o usuário autenticar-se e obter o acesso remoto via CAFe ao Portal:

1. Acesse o sítio do Portal de Periódicos, por meio do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br ou pelo sítio do Portal CAPES.

2. Para iniciar o acesso remoto via CAFe pelo Portal de Periódicos, clique no link “Acesso CAFe”.

Tela-01.png

3. Após a abertura da tela, clique para abrir a lista de instituições.

Tela-02.png

4. Aguarde abrir a caixa de seleção com a lista das instituições que fazem parte da CAFe. Para localizar sua instituição, use a sigla ou o nome por extenso. Ex: sertao pe

Tela-03.png

5. Após a seleção da instituição clique no botão “Enviar”

6. Informe o Login e Senha do SUAP se for servidor (Docente ou TAE) caso seja Aluno usar Matrícula e Senha do SUAP-EDU fornecidos por sua instituição e prossiga com a autenticação.

Tela-04.png

7. Click em aceitar o envio das informações para efetivar a autenticação.

8. Após a identificação ser bem sucedida, você será redirecionado para o Portal de Periódicos e estará apto a usar remotamente o Portal, com acesso liberado ao conteúdo disponível para sua instituição.

Tela-05.png

Caso o usuário nunca tenha acessado o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) ir ao link Manual de Primeiro Acesso para ativação do usuário.

Para o aluno que não souber sua matricula procurar o controle acadêmico de sua unidade.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do e-mail: redes@ifsertao-pe.edu.br

Tutorial de Acesso ao Portal Capes Via Celular e Tablet

Segue vídeo com procedimento de acesso :