Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)

Infraestrutura de Redes

Implantação da Rede Pernambucana de Ensino e Pesquisa (RePEPE)

 

Objetivo

Estratégias

Escopo

Topologia Atual

Canal de 10 Gbps com saída para Salgueiro e Belo Jardim

Rotas: Serra Talhada <> Salgueiro (10G) e Serra Talhada <> Belo Jardim (10G)

Topologia-Atual---RePEPE.png

 

Instalação de um cluster de virtualização Proxmox Hiperconvergente

Este manual contempla a instalação de um ambiente de virtualização hiperconvergente utilizando o hipervisor Proxmox com o sistema de arquivos distribuído GlusterFS. A solução foi definida em um Cluster com 3 servidores físicos utilizando Storage Local em cada um para o armazenamento das Máquinas Virtuais. O serviço GlusterFS garantirá a hiperconvergência ao realizar o espelhamento das VMs em todos os servidores do Cluster.

Instalação de um cluster de virtualização Proxmox Hiperconvergente

1. Instalação do Proxmox

O hipervisor Proxmox e o serviço GlusterFS deve ser instalado nos 3 Servidores (ou Hosts) que farão parte do Cluster Hiperconvergente. Contudo, há a possibilidade de se instalar todos eles e configurar o Cluster simultaneamente ou instalar somente um Servidor para que os outros 2 sejam instalados e adicionados no Cluster futuramente. A implementação do Cluster em si é realizada somente no tópico 7 deste manual, abrangendo ambos os casos.

O primeiro caso é interessante quando os 3 Servidores estão "zerados" e podem ser formatados sem problemas, enquanto o segundo é interessante quando a Unidade não pode formatar os Hosts ao mesmo tempo por já ter um ambiente de virtualização em produção, devendo então instalar o Proxmox em um Server a parte, migrar as Máquinas Virtuais para ele, e montar o Cluster posteriormente. O Campus deve seguir esse manual de acordo com um desses dois cenários.

Antes da instalação do Proxmox nos Servidores é necessário que:

Já na instalação, a definição dos nomes dos Hosts deve seguir o padrão:

Considerando a instalação na Reitoria como exemplo:

O IP de gerenciamento dos Hosts deve esta na vlan Virtualização (rede 192.168.100.0/24 como exemplo):

E o IP para o tráfego das VMs deve ficar na vlan de Storage (rede 192.168.200.0/24 como exemplo):

Dadas as considerações iniciais, as telas seguintes descrevem a instalação inicial do Proxmox.

Na tela inicial da instalação do Proxmox clicar em "Install Proxmox VE".

inst_proxmox_tela1.png

Na segunda tela clicar em "I agree" para aceitar os termos de uso da ferramenta.

inst_proxmox_tela2.png

Na tela seguinte deve-se selecionar o disco ao qual o Proxmox será instalado, no campo "Target Harddisk". Selecionar o primeiro disco /dev/sda (que é o padrão) e clicar em opções. Na janela que se abre (Harddisk options) configurar conforme o print abaixo, definindo 60GB no campo "hdsize" (o restante do espaço em disco será alocado posteriormente para definição do Storage das Máquinas Virtuais), o campo "maxroot" também com 60GB e o "maxvz" com 0 (zero). Isso fará com que o Proxmox não crie a automaticamente uma partição para o Storage das VMs (ele cria por padrão), pois isso será feito manualmente depois.